palestantes confirmados – Ciber.Comunica 3.0

17 de abril de 2008 às 7:46 PM | Publicado em Comunicação, Novas Tecnologias | Deixe um comentário
  • * Adelino Mont´Alverne é publicitário e atua nas áreas de criação e estratégia em mídias interativas. Já realizou campanhas e ações promocionais para clientes de diversos segmentos, como Rede Bahia de Televisão, Festival de Verão Salvador, Cerveja Nova Schin, Shopping Iguatemi, FIEB, Perini, Prefeitura de Salvador, entre outros. Atualmente é sócio-diretor da Nomad, agência de interatividade. Durante 4 anos foi diretor da Idéia 3 Digital, uma das empresas mais premiadas do mercado, vencedora do Grand Prix de Internet no Prêmio Bahia Recall (2005, 2006 e 2007) e único Ouro na categoria Mídia Digital no Prêmio Colunistas (2006 e 2007). Atualmente também é Coordenador do curso de Pós-Graduação em Marketing Digital da Universidade Católica do Salvador. É integrante do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC) e desenvolve pesquisa de Mestrado sobre mobilidade e games no  Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa/UFBA. SINOPSE DA PALESTRA “Comunicação, tecnologia móvel e publicidade” – Com o objetivo de analisar as tendências da publicidade em dispositivos móveis, a palestra pretende discutir o atual contexto do marketing digital, as transformações nas estratégias promocionais, no comportamento do consumidor  e os principais cases de M-Marketing realizados no Brasil. A utilização de tecnologias como Bluetooth e serviços baseados em localização são alguns dos temas a serem apresentados.
  • * Karla Brunet é formada em Comunicação Social e Letras. Com uma bolsa de estudos fez mestrado (Master in Fine Arts) nos Estados Unidos, onde também trabalhou como designer gráfica e eletrônica. De volta ao Brasil, participou de diversos projetos envolvendo fotografia e Internet, e, também, lecionou fotografia e imagem digital em algumas universidades em São Paulo. Com outra bolsa de estudos da Capes desenvolveu tese de doutorado sobre colaboração e projetos de network (Universitat Pompeu Fabra, Barcelona). Hoje em dia, com uma bolsa da Fapesb, realiza pesquisa de pós-doutorado no grupo de ciberpesquisa/cibercidades da UFBA. Em paralelo, participa de projetos de produção cultural e artística. SINOPSE DA PALESTRA: “Arte, tecnologia móvel e apropriação” – Com a popularidade do celular e o crescente número de usuários, cada vez mais surgem práticas artísticas com dispositivos digitais de comunicação móvel. Esta palestra visa discutir e delinear estas novas práticas artísticas que utilizam como meio o celular, GPS, wi-fi ou wi-max. Apresentando, assim,  projetos de intervenção urbana, jogos, audiovisuais, instalações e moblogs. Experimentais ou não, vamos ver como muitos destes projetos acabam sendo incorporados pelo mercado, agências de publicidade e canais de televisão.
  • * FERNANDO FIRMINO DA SILVA é jornalista, radialista, professor titular do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Tem Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atualmente faz parte do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura no Grupo de Pesquisa em Cibercidades – GPC e no  Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL. A tese de doutorado, sob orientação do professor André Lemos, trata das questões voltadas para o jornalismo e as tecnologias da mobilidade. Edita o blog ‘http://jornalismomovel.blogspot.com. SINOPSE DA PALESTRA “JORNALISMO E MOBILIDADE” – A apresentação abordará os conceitos e configurações em torno da relação “jornalismo e mobilidade” a partir da identificação de que a partir da década de 1990, com a expansãos das tecnologias móveis digitais  (notebooks, palmtops, celulares, smartphones, câmeras digitais e similares) e as conexões sem fio (Wi-fi, Wimax, GPRS, Bluetooth e 3G),  a produção e a difusão de notícias no jornalismo foram potencializadas. Serão apresentadas algumas experiências do uso de tecnologias móveis como plataforma de produção no jornalismo móvel do Brasil e no mundo.
  • * André Lemos – ANDRE L.M. LEMOS, ATUALMENTE EM PÓS-DOUTORADO NA UNIVERSITY OF ALBERTA AND MCGILL UNIVERSITY NO CANADÁ, CONCLUIU O DOUTORADO EM SOCIOLOGIA NA UNIVERSITÉ PARIS V (RENÉ DESCARTES) EM 1995. ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E PESQUISADOR “1 B” DO CNPQ. EX-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO- COMPÓS. PUBLICOU 22 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS, POSSUI 17 CAPITULOS DE LIVROS E 7 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 139 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 11 DISSERTACOES DE MESTRADO E 4 TESES DE DOUTORADO, ALEM DE TER ORIENTADO 16 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE COMUNICACAO. RECEBEU 2 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA NO CNPQ. COORDENA O CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EM CIBERCULTURA – CIBERPESQUISA E O GRUPO DE PESQUISA EM CIBERCIDADE GPC (CADASTRADO NO CNPQ). ATUA NA AREA DE SOCIOLOGIA, COM ENFASE EM CIBERCULTURA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 14 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: CIBERCULTURA, CIBERESPACO, COMUNICACAO, CIBERCIDADE, CYBERPUNK, NOVAS TECNOLOGIAS, COMPORTAMENTO, ARTE ELETRONICA E CULTURA CONTEMPORANEA. COORDENADOR E AUTOR DE DIVERSOS BLOGS, EDITOR DAS REVISTAS 404NOTFOUND (UFBA), CIBERCULTURA (ITAÚ CULTURAL), CONTEMPORÂNEA (UFBA). MEMBRO DE DIVERSAS COMISSÕES CIENTÍFICAS DE REVISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. CONSULTOR AD HOC DA FAPESB, FAPESP, CEPQ, CAPES. MEMBRO DE COMISSÕES JULGADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS COMO “BEST OF BLOGS”, DEUTSCHE WELLE (BONN, ALEMANHA), “ARS ELECTRONICA” (LINZ, ÁUSTRIA), MEMEFEST, PRÊMIO SÉRGIO MOTA (BRASIL), ENTRE OUTROS. SINOPSE DA PALESTRA “MÍDIAS LOCATIVAS” – As formas e artefatos comunicacionais têm transformado os espaços sociais desde as primeiras cidades até as metrópoles contemporâneas. As mídias locativas, agregando conteúdo informacional a um local específico, criam novas formas do urbano. Vemos essas mudanças na agregação de pessoas em áreas Wi-Fi, na busca por zonas de acesso às redes de telefonia celular, nas trocas de SMS, fotos ou vídeos, nas conexões em redes bluetooth, na emissão de dados por etiquetas de rádio freqüência, RFID2. O objetivo desse artigo é compreender as principais características das mídias locativas e propor o conceito de território informacional. Para tanto, criamos uma tipologia das mídias locativas e definimos os territórios informacionais como heterotopias (Foucault) da ciberurbe. Mostramos exemplos concretos a partir de experiências em mapeamento, geolocalização, anotações urbanas e realidade aumentada. Na conclusão, apontamos algumas questões ligadas ao controle, vigilância e invasão da privacidade. http://www.andrelemos.info. A Palestra de Andre Lemos será transmitida via internet para os participantes do Ciber.Comunica, diretamente do Canadá.
  • * Florisvaldo Pasquinha de Matos Filho, Antônio Henrique Soares Gonçalves e Thiego de Souza Santos – Jornalistas, recém-formados pelas FJA, foram os primeiros a desenvolver TCC sobre Notícia Wap, apresentando projeto de implantação de empresa, usando tecnologia de soft livre.
  • * Macello Medeiros – Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UCSal, Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação da UFBA. Professor das Faculdades Jorge Amado nos Cursos de Comunicação Social. Coordenador da Rádio JA, webradio das FJA. SINOPSE DA PALESTRA “BLUETOOTH NEWS” – Projeto vinculado ao Centro de Excelência da Informação (CEI/A Tarde) que tem como finalidade implantar um serviço de distribuição de notícias e demais conteúdos jornalísticos através de artefatos móveis, utilizando a tecnologia bluetooth. 
  •  * Cláudio Manoel Duarte – Com formação em Letras e Comunicação Social-Jornalismo, Cláudio Manoel é jornalista e professor nas Faculdades Jorge Amado e Faculdade da Cidade do Salvador; Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, especializado em Cibercultura; sub-editor da publicação 404nOtF0und (UFBA), em conjunto com o prof. Dr André Lemos; fundador, produtor cultural e dj (Dj Angelis Sanctus) do grupo de música eletrônica Pragatecno. SINOPSE DA PALESTRA “Produzindo Ringtones” – Oficina de produção sonora para mobiles, usando 3 soft de produção, tratamento e edição de som. A idéia é, a  partir da apropriação de software, aplicar o conceito “do it yourself”, reconfigurado pela cultura cyberpunk, na produção de trilhas personalizadas para mobiles.
Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: