Informações sem plugs

27 de abril de 2008 às 12:26 PM | Publicado em Comunicação, Novas Tecnologias, wi-fi | Deixe um comentário
Tags: ,

Macello Medeiros,  publicitário e doutorando pela UFBA, professor do Curso de Comunicacão e coordenador da Rádio JA, fala sobre a tecnologia wireless.

 

Qual foi e qual é o conceito hoje de wirelless? Aconteceram mudanças nesse conceito ao longo desses últimos 5 anos?.

Macello Medeiros – A tecnologia sem fios – ou wireless – remonta ao século XIX a partir das experiências de N. Tesla, H. Hertz e J.C. Maxwell com as ondas eletromagnéticas ou, mais tarde, conhecidas como ondas de radiofrequência. Foram aplicadas, inicialmente, na comunicação via Telégrafo sem Fio, depois a Radiotelegrafia e chegando, no século XX, à radiodifusão. Atualmente, a tecnologia sem fio é utilizada em diferentes situações, desde telefonia celular à conexão via bluetooth. Nesses últimos 5 anos, a tecnologia wireless tornou-se bem difundida através da conexão para acesso à internet sem fios, mais conhecida como Wi-Fi.

 

Quais são hoje os principais formatos de comunicação wireless? Há algum que o senhor acredite que tomaria  mais corpo no mercado, em breve?

Macello Medeiros – Na verdade, precisamos estabelecer uma distinção no que se refere à usabilidade. Ou seja, quando falamos em conexão à internet temos o modelo Wi-Fi, o mais conhecido, e o Wi-Max. Se falamos em conexão de baixa potência e curto alcance, temos o infra vermelho e o bluetooth. Este último vem sendo bastante utilizado para criar redes locais com equipamentos digitais – impressoras, notebooks, scanners – de curto alcance, como também na transmissão de arquivos entre os celulares e computadores. Uma grande novidade que usufruindo da conexão via Bluetooth são ações de Mobile MKT, nas quais é possível enviar peças publicitárias para os celulares que possuem essa tecnologia com o intuito de personalizar a informação. A segmentação e individualização no acesso e na produção da informação é característica marcante na comnicação contemporânea potencializada pela tecnologia wireless.

 

De que forma o profissional da Comunicação pode pensar hoje na comunicação sem fio? Como fazer para se adequar, profissionalmente, às essas novas tecnologias?

Macello Medeiros – A principal mudança em relação ao profissional de comunicação está em saber explorar essa tecnologia nas mais diferentes áreas. Como já citei a questão do Mobile MKT, muito voltado aos profissionais de Publicidade; temos também o Jornalismo Móvel que é o tema da tese de doutorado do Prof. Fernando Firmino na UFBA. Para ele a tecnologia sem fio permite ao jornalista produzir conteúdos sem necessariamente estar fixo em um ambiente como a redação de um jornal. Munido de um bom aparelho de celular que permita tirar fotos com qualidade, produzir textos, gravar áudio e enviar pela internet, esse jornalista móvel será o “homem de notícia” do futuro. Mas para isso, é preciso estar atento e atualizado quanto às novidades tecnológicas; e de preferência procurar um curso que trabalhe esses temas em seu currículo. Outra coisa, para quem é aluno das FJA, assistir as aulas de Produção em Novas Mídias I e II !!!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: